Como o marketing digital ajudou as empresas durante a pandemia?

Como o marketing digital ajudou as empresas durante a pandemia?

Este ano marca a história do mundo não apenas ao enfrentar os efeitos da pandemia do COVID-19 e a crise que ela criou, mas também à medida que indivíduos e empresas experimentam uma transformação digital. O comportamento de todos teve que mudar no palco, assim como o relacionamento entre as pessoas. Hábitos e rotinas também mudaram. A adaptando ao “novo normal” da sociedade durante a pandemia, e as principais tarefas do nosso dia a dia, como transporte, alimentação, educação, trabalho, compras e entretenimento, foram e estão sendo redesenhadas de acordo com as regras e proteção. Normas do Ministério da Saúde.

 

Os empresários estão sentindo uma grande perda de renda devido ao enfraquecimento das vendas de seus produtos e serviços devido ao isolamento social. Em uma crise econômica, muitos consumidores estão se protegendo comprando e investindo agora. Em busca de soluções para apoiá-los, vemos um aumento no interesse das empresas pelas agências de marketing digital, que começam a enxergar a importância dessa estratégia para a sobrevivência de seus negócios no mercado.

 

O crescente papel do marketing digital

Conforme mais empresas entram no mercado online, a competição por tráfego se torna ainda maior. Ao contrário de gigantes como Amazon e Walmart, as pequenas marcas enfrentam o desafio de serem encontradas pelos compradores online.

 

Por esse motivo, o marketing digital é fundamental para aumentar o reconhecimento da marca e aumentar o tráfego para sites de negócios.

 

Uma estratégia abrangente de marketing digital começa com a criação de um site otimizado para pesquisa e inclui uma presença ativa nas mídias sociais. Enquanto muitas pequenas empresas estão se concentrando em marketing orgânico, como mídia social e divulgação tradicional, a mídia paga está se tornando mais importante na luta pela atenção do cliente online. Isso inclui publicidade de mídia social e campanhas de pagamento por clique (PPC) e se enquadra no termo marketing de mecanismo de pesquisa (SEM).

 

Por isso, seguem alguns argumentos que convencem da importância do marketing digital durante a pandemia:

 

Agrega mais valor ao seu negócio

Uma marca com boa reputação no mercado agrega valor a um produto ou serviço durante uma venda com seu cliente, e deve ser o mesmo no marketing digital. O marketing de uma empresa encontrará mídias digitais para mostrar mais sobre as características de um produto ou serviço, a história por trás do produto, a transformação que ele oferece e provoca em seus consumidores. Esta não é uma venda de um produto, mas uma venda de seus benefícios.

 

Alinha sua marca com as novas tendências do mercado

Sua empresa precisa acompanhar o fluxo de mudanças que ocorrem no mercado e as mudanças que ocorrem no comportamento dos consumidores ao tomar decisões de compra. Hoje, essas mudanças estão acontecendo mais rapidamente graças à inteligência artificial.

 

Devido à facilidade das compras online, muitas pessoas preferem a conveniência de fazer compras virtualmente, como por meio de e-commerce, aplicativos ou redes sociais. Quando seu público-alvo e seu personagem (persona) são definidos, sua empresa deve estar presente no ambiente certo usando abordagens assertivas.

 

Aumenta as vendas de bens ou serviços

Existem ferramentas no marketing digital que podem ajudar a aumentar as vendas de produtos ou serviços. Ao estar bem posicionado em suas páginas da web e redes sociais, você pode trabalhar com sua publicidade de forma mais eficaz, colocando links patrocinados e mensagens para atingir seu público, principalmente sua pessoa e clientes em potencial.

 

Aumente a visibilidade do seu negócio online

Uma das ferramentas de marketing digital é o SEO (search engine optimization), conhecido em português como otimização de sites. Essa ferramenta permitirá que sua página comercial seja mais reconhecida e acessível quando o público estiver procurando seu serviço online. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias digitais que auxiliam no campo da otimização de mecanismos de busca no Google, ou seja, ajudam sua empresa a ser classificada como referência no Google, nas primeiras posições quando uma pessoa busca por palavras-chave para um segmento do seu negócio.

Como o marketing digital ajudou as empresas durante a pandemia?

Estreia as relações públicas da empresa

As redes sociais são representantes da sua empresa, com elas você pode se expressar e se comunicar diretamente com seu público. As empresas hoje estão mais vivas por meio das mídias sociais, compartilhando mais informações da empresa, mostrando histórias diárias, produzindo mais conteúdo e compartilhando dicas. Essa atitude demonstra confiança na marca e cria importantes relações públicas ao gerar comprometimento.

 

Facilita o processo de venda

Hoje em dia, um empreendedor pode iniciar um negócio sem estrutura física e sem muito investimento graças à internet, podendo oferecer e vender serviços e produtos para seus clientes. As vendas podem ser feitas por meio de canais simples ou mais avançados, dependendo de quanto dinheiro é investido em marketing digital.

 

Alguns canais de divulgação da venda de bens ou serviços são OLX, Mercado Livre, WhatsApp ou as próprias redes sociais (Instagram e Facebook). Você precisa entender como eles funcionam, escolher quais são os melhores para as transações e usá-los de forma estratégica e profissional.

 

Por meio de estratégias de marketing digital, esses canais ganham maior poder de comercialização de produtos ou serviços, facilitando as operações de vendas da empresa, conquistando assim maior autonomia e agilidade nos processos.

 

Otimização de lançamento de produtos ou serviços

Bons profissionais de marketing digital poderão criar e planejar uma campanha de lançamento de produto ou serviço com personalidade distinta. Os veículos digitais proporcionaram tráfego de marca mais direcionado e maior alcance de audiência, além de permitir que a empresa invista um pequeno valor em uma campanha de lançamento, pois já sabemos que a publicidade e a publicidade online atingem mais pessoas com menos investimento em relação aos veículos tradicionais. Dessa forma, a empresa poderá continuar suas operações por meio de métodos simples e baratos que terão um bom impacto em linha com seus ganhos, mesmo em tempos de crise.

 

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By Claudio

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