Os principais avanços da tecnologia nos últimos tempos para a medicina veterinária

Os principais avanços da tecnologia nos últimos tempos para a medicina veterinária

Atualmente, pode-se ver como os recursos tecnológicos têm ajudado não só as pessoas, mas também os animais a viverem uma vida melhor. Suas contribuições estão tendo impacto em várias áreas da saúde, pois podemos esperar testes diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos, tratamentos mais eficazes e procedimentos aprimorados e menos invasivos.

Os principais avanços da tecnologia nos últimos tempos para a medicina veterinária

Esses recursos facilitam muito o trabalho diário de um especialista, e também trazem benefícios para várias vidas. Várias inovações já são possíveis no campo da medicina veterinária. Afinal, o número de pessoas com animais de estimação no país é alto, além de grandes criadores de animais e incentivos à conservação da vida selvagem. Tais fatores tornam a carreira nessa área promissora, o que torna o salário de um veterinário mais atrativo.

 

Os equipamentos utilizados na medicina veterinária costumam ser os mesmos da medicina humana. A diferença está apenas na calibração e nas configurações, que são adaptadas por meio de um software criado especificamente para animais.

 

Principais Tecnologias veterinárias utilizadas:

Ressonância magnética

Em primeiro lugar, a ressonância magnética é uma tecnologia de diagnóstico por imagem veterinária. Isso está se tornando mais comum em hospitais veterinários. Assim, com a ajuda desta técnica, é possível estudar o sistema nervoso central, o que nem sempre é possível com outros meios. Tudo isso se deve à riqueza de detalhes das imagens resultantes.

 

Relatórios e relatórios digitais

Outra tecnologia veterinária é a emissão de laudos e laudos digitais. Graças à conexão com a Internet e Bluetooth, você pode realizar exames e receber resultados de forma mais rápida e flexível.

 

Nesse caso, o veterinário poderá enviar festas aos cuidadores ou a um médico, agilizando a troca de informações. Essa pode ser a diferença quando se trata de salvar a vida de um animal.

 

Termovisor

Um termovisor é um equipamento emprestado da medicina humana. Essa tecnologia veterinária auxilia os profissionais a diagnosticar problemas como osteoartrite e lesões musculoesqueléticas de forma prática e eficiente. Portanto, é de grande vantagem poder perceber os sinais antes que eles se tornem aparentes.

 

Ao mesmo tempo, é possível trabalhar de forma preventiva, evitando o desenvolvimento de problemas que podem afetar a qualidade de vida do animal.

 

Prontuário eletrônico

O uso do prontuário eletrônico também é uma tecnologia veterinária destinada a facilitar a vida dos profissionais dessa área. Assim, com esta função, você pode acessar todas as informações e histórico médico do paciente. Necessário para garantir a continuidade do cuidado e do tratamento.

 

Os prontuários clínicos coletam registros feitos eletronicamente, o que garante maior segurança dos procedimentos e minimiza a possibilidade de erro.

 

A ferramenta também é útil para garantir a continuidade do cuidado, pois um animal pode ser cuidado por diferentes profissionais ao longo de sua vida. Dessa forma, toda vez que o veterinário o vir, ele deixará informações sobre o caso.

 

ECG

Um ECG (abreviatura de eletrocardiograma) é um teste cardíaco muito simples e prático. Isso é feito por meio de um aparelho, que pode ser bem pequeno, conectado a eletrodos fixados na pele para avaliar a frequência cardíaca de repouso. Eles são capturados pelo equipamento e registrados em ondas para análise dos resultados.

 

Isso é muito útil na avaliação de rotina, pois os problemas cardíacos são uma das principais causas de morte em pequenos animais. As alterações na condutividade elétrica do coração não apresentam sinais precoces, o que dificulta o diagnóstico sem a ajuda de um ECG.

 

Quando realizado corretamente, o teste permite uma análise aprofundada da atividade cardíaca dos animais. Assim, é indicado nas consultas de rotina para o diagnóstico precoce de cardiopatias. Hoje em dia, existem até equipamentos portáteis que permitem realizar o teste sem sair de casa.

 

Inteligência artificial e aprendizado de máquina na detecção de doenças

AI ou inteligência artificial é uma tecnologia na qual os sistemas imitam a inteligência humana. Dessa forma, as equipes podem ir além do planejamento de pedidos específicos, tomando decisões com base nos padrões relevantes do banco de dados.

 

Um exemplo é um novo sistema desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge que pode medir a dor sentida pelas ovelhas interpretando suas expressões faciais. Outro aplicativo, o Betty, permite criar padrões de diagnóstico em animais, tornando mais fácil e rápido a identificação de patologias.

 

O aprendizado de máquina, por outro lado, é uma combinação de duas tecnologias: IoT (Internet das Coisas) e IA. Seu uso combinado permite que equipamentos e máquinas se comuniquem, realizem análises automaticamente e tomem decisões com base na programação de dados.

 

Termografia

Este é um exame que também passou da medicina humana para a medicina veterinária. Neste método, a temperatura da superfície da pele é registrada graficamente usando uma câmera infravermelha de alto desempenho. É usado em uma variedade de animais, desde animais de grande porte, como cavalos, até pequenos animais, como cães e gatos, e até mesmo em zoológicos e agricultura.

 

Isso porque a termografia pode avaliar processos inflamatórios, revelando problemas como tendinite, desmite, artrite e miosite, ou seja, inflamação dos tendões, pele, articulações ou músculos, respectivamente. Este teste também pode diagnosticar fraturas e lesões da coluna vertebral e nervos periféricos.

 

A importância de investir em tecnologia veterinária

Até agora, podia-se entender que acompanhar as tendências do progresso técnico da medicina veterinária é necessário para acompanhar os tempos com uma assistência de qualidade.

 

Por isso, listamos abaixo alguns dos benefícios de se manter atualizado com as novas tecnologias veterinárias.

 

  • Oferecer melhor qualidade de vida aos animais com recursos que possibilitem diagnósticos precisos;
  • trazer inovação ao seu público, dando mais esperança para o tratamento de diversas condições;
  • mais segurança e agilidade no diagnóstico e tratamento;
  • mais confiança dos mentores em seu trabalho;
  • propagação do mercado.

 

Por isso, é importante que os veterinários estejam sempre atentos às mudanças que ocorrem nesta área. Afinal, qualquer progresso pode significar uma chance maior de sucesso no tratamento. Por isso, busque sempre inovar e investir em equipamentos veterinários de última geração para sua clínica.

 

Continue lendo nosso site!

By Claudio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *