características do tdah infantilcaracterísticas do tdah infantil

Você quer conhecer as características do TDAH infantil? Então chegou ao local certo!

De fato, o TDAH é um distúrbio comportamental que se desenvolve durante a infância e afeta a capacidade de concentração da criança, bem como sua maneira de agir diariamente, impactando diretamente em seu aprendizado escolar

Infelizmente, este distúrbio é muitas vezes mal compreendido ou estigmatizado, embora afete quase 5% da população mundial.

Se você é pai ou mãe, é importante saber o que é déficit de atenção e quais são os sintomas do TDAH.

Dessa forma, você poderá agir quando notar algumas das características do TDAH infantil em seu filho.

Portanto, se você quer saber mais, continue lendo esse artigo!

Características do tdah infantil?

O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é um distúrbio comportamental frequentemente caracterizado por falta de concentração e impulsividade. 

É um distúrbio que ocorre tanto em meninos quanto em meninas e afeta 5% da população. As causas ainda são pouco conhecidas, mas as causas genéticas e biológicas são geralmente as que são apresentadas pela comunidade científica.

As pessoas com TDAH que não são acompanhadas adequadamente têm maior risco de falhar na escola ou ter um comportamento antissocial na infância e, muitas vezes, ainda na idade adulta. 

É por isso que é importante entender bem esse transtorno e saber como reconhecê-lo e reagir a ele. Isso também é o que veremos no resto do artigo.

Agora vamos ver as características do TDAH infantil.

Características do TDAH infantil

Existem três características do TDAH infantil. Dependendo do caso, apenas parte deles ou os três podem ser encontrados na criança com TDAH:

Desatenção

A criança com TDAH geralmente terá problemas de atenção, seja na aula, em uma conversa, durante um filme ou um show. A presença de distrações é mais um fator que impede a concentração da criança.

Impulsividade

A criança com TDAH tende a falar e agir antes de pensar. Essa impulsividade pode levar a criança a não pensar nas possíveis consequências de suas ações, a fazer coisas perigosas ou a não ouvir os conselhos ou instruções dos adultos. 

Ela também pode cortar a fala, não ouvir as instruções ou perguntas dos outros até o fim.

Hiperatividade

A hiperatividade em crianças com TDAH é manifestada pela incapacidade de ficar parado.

A criança com TDAH se move o tempo todo, especialmente na aula, não fica no lugar quando está sentada, muitas vezes brinca com objetos, etc. Ela também fala muito, mesmo quando é indicado permanecer em silêncio ou atenta.

O meu filho tem TDAH?

Se você suspeitar que seu filho possui as características do TDAH infantil, o primeiro passo é obviamente fazer um diagnóstico com um profissional de saúde, que pode então encaminhar a família para terapias adequadas. 

Na verdade, o TDAH é um distúrbio que muitas vezes é erroneamente autodiagnosticado. 

Uma criança inquieta ou impulsiva não é necessariamente TDAH. É por isso que é importante perguntar a um pediatra, neurologista ou neuropsicólogo. 

Na idade adulta, esses sintomas geralmente diminuem. No entanto, o TDAH adulto muitas vezes pode apresentar outros sinais, como risco de dependência, falta de organização ou socialização.

Como ajudar o seu filho com TDAH?

Aqui estão algumas dicas e truques para ajudar uma criança com TDAH a entender melhor suas dificuldades e ter mais sucesso na escola:

 

  • Para lidar com a impulsividade, pode ser útil decidir quais sinais a criança terá que fazer antes de certas ações (levantar a mão antes de cortar uma conversa, pedir permissão antes de sair da mesa, entre outros). Isso permitirá que ela pense mais antes de agir e ouça os outros até o fim.
  • Dê à criança uma atividade para fazer quando ela está cheia de energia, para que ela a canalize. Na verdade, a criança é capaz de canalizar essa energia em atividades enriquecedoras e se sentirá ainda melhor se fizer isso.
  • Você pode ajudar seu filho enquanto ele estuda, certificando-se de limitar ao máximo as distrações (manter os itens essenciais na mesa, deixar a criança longe das janelas, etc).

Todos esses conselhos visam fazer a criança progredir, aceitando suas diferenças e reconhecendo que ela não é responsável por isso. 

Acompanhar a criança assim, em paralelo com um acompanhamento especializado, é a melhor maneira de lhe dar confiança e ajudá-la a progredir.

By Kaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *